15.10. 2022
Alquimia - ciência ou magia?
O que é Alquimia?
A alquimia é uma prática antiga que combina filosofia com ciências como química e física, e também intervém nas áreas esotéricas como astrologia e magia. Esta prática colide com a ciência contemporânea em muitos aspectos, parcialmente porque a alquimia, a despeito dos seus procedimentos científicos, é profundamente enraizada na espiritualidade. Por exemplo, ela crê que tudo ao nosso redor contém um espírito universal e é parte dele.
De modo geral, poderíamos dizer que os alquimistas trabalham principalmente com o primeiro nível dos seres, incluindo pedras, minerais e metais. Eles acreditam que os metais têm vida e também que os metais básicos (por exemplo, ferro) são apenas formas espirituais imperfeitas e menos amadurecidas espiritualmente do que os metais nobres (como o ouro). O objetivo da maioria dos alquimistas medievais era transformar metais básicos em metal nobre, através da realização da crisopéia (o termo se origina da palavra grega khrusopoiia, que quer dizer fabrico de ouro).
Em geral, o objetivo comum da alquimia é purificar ou aperfeiçoar a natureza e também os próprios seres humanos, onde a perfeição dos humanos seria alcançada pela criação da pedra filosofal. Essa era a Magnum opus da alquimia, ou seja, a grande obra da alquimia.
Elementos e símbolos
A alquimia se baseia na Teoria dos Quatro Elementos, de Aristóteles, Fogo, Água, Ar e Terra combinados de diferentes maneiras para criar todas as coisas na face da Terra. Cada um desses elementos está associado à determinadas qualidades:
fogo (????) - quente e seco, representa o princípio da vida, movimento e ação
água (????) - úmida e fria, representa o processo da transformação e purificação
terra (????) - seca e fria, representa realismo, estabilidade e maturidade
ar (????) - quente e úmido, representa um começo, mudanças e também inteligência.
Além disso, há ainda três princípios da alquimia dos quais toda matéria é composta:
sal (????) representa o corpo e é um princípio de imutabilidade
mercúrio (☿) representa o espírito e é um princípio da fusibilidade e volatilidade
enxofre (????) representa a alma e é um princípio de inflamabilidade.
Os alquimistas acreditam que todos os metais são formados pelo mercúrio e pelo enxofre, sendo o ouro uma combinação equilibrada das suas formas mais puras.
A alquimia começou a desaparecer com o advento da ciência moderna. Muito embora algumas de suas teorias tenham sido errôneas, algumas delas conflitam com a concepção moderna da palavra alquimia; ela deu base para a química de hoje e ainda é estudada por várias pessoas atualmente.